NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO

Trabalhar com crianças em espaços coletivos de educação exige um olhar individualizado para cada uma delas, suas fases de desenvolvimento, suas histórias e suas famílias.
A Jardim Botânico Educação Infantil constrói seus projetos com base na observação e escuta das crianças, entrelaçadas com as percepções dos professores sobre o que as interessa, ampliando os caminhos de conhecimento, apoiados nas diretrizes da Base Nacional comum Curricular (BNCC).
A escolha pela Pedagogia de Projetos nasce do desejo de romper com a fragmentação imposta pelas características de uma educação tradicional, onde o professor é o protagonista, e democratizar as ações educativas no exercício de construir caminhos de pesquisa a várias mãos. Sendo assim, estudamos e desenhamos a nossa trajetória com o suporte teórico de autores como Paulo Freire, Vygotsky e Freinet.

O eixo principal de Paulo Freire é sustentado por nossa crença em uma avaliação iniciante, que escuta e organiza uma série de ações, para que o educador conheça as crianças, seus interesses, necessidades e faltas. A partir deste primeiro momento são colhidas as temáticas que fazem sentido para as crianças e prosseguimos com o encaminhamento das ações, refletindo e avaliando o percurso dos projetos junto com elas.

A importância da cultura, da linguagem e das relações sociais na teoria de Vygotsky são a base para uma educação que vê a criança como um todo: na diversidade de relações que ela vai estabelecendo, nas especificidades culturais em que está inserida e na sua dimensão histórica.

Freinet também nos acompanha nesse processo na medida em que propõe uma educação baseada na afetividade, na autonomia, nas ações colaborativas, na expressividade, na criatividade e na reflexão individual e coletiva. Princípios fundamentais para a construção coletiva de projetos.
A BNCC nutre ainda mais nossa trajetória em busca de uma educação democrática e emancipadora, seguindo uma intencionalidade educativa que leva em conta os direitos de aprendizagem a as experiências das crianças dentro e fora do ambiente escolar.
Entendemos como experiências as vivências ricas em diversidade, sentido e significado nos diferentes campos de conhecimento, orientadas pelas interações e pela brincadeira, como direitos estruturantes.

Claudia Leão – Supervisora Pedagógica

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